Novo sistema beneficia Nadal? Djokovic reage: «Foi uma decisão de todos»

Novo sistema beneficia Nadal? Djokovic reage: «Foi uma decisão de todos»

Por José Morgado - julho 8, 2020
nadal-djokovic-rolandgarros2015

O ATP Tour anunciou esta semana um novo sistema de ranking até ao final da época, que protege essencialmente quem não quer competir até ao final de 2020. Até 31 de dezembro deste ano, os rankings passam a contar todos os pontos desde março de 2019, o que significa que ninguém terá nesse dia menos pontos do que atualmente.

Novak Djokovic, líder do ranking ATP e presidente do Conselho de Jogadores, assegura que a decisão sobre a nova classificação passou pelo crivo dos tenistas. “Os novos rankings foram debatidos e aprovados pelo Conselho de Jogadores e a nossa prioridade era não prejudicar os tenistas que não estão dispostos a arriscar competir e viajar em 2020. Muitos não vão mesmo jogar até ao final do ano e este sistema protege-os, pois não perdem pontos. Por outro lado, os jogadores que optam por jogar têm chances de somar pontos, pelo que é uma situação boa para todos.”

Com este novo sistema, há quem considere que Rafael Nadal sai beneficiado pelo facto de assim não poder perder os seus pontos do US Open e Roland Garros caso não defenda esses títulos. Djokovic evita ver as coisas dessa maneira. “Não quero falar de quem é que sai mais beneficiado. Há sempre gente que se sente prejudicada, mas insisto que isto foi uma decisão de todos. Muitos dirão que não é justo, pois os tenistas que não têm pontos a perder podem jogar mais soltos, mas é assim…”

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com