Novak: «Quando éramos miúdos achava que o Thiem era arrogante»
Dennis Novak e Dominic Thiem, os dois melhores tenistas austríacos da atualidade, vão representar o país na ATP Cup dentro de duas semanas. Atualmente inseparáveis e melhores amigos, os dois revelam que nem sempre foi assim, pois quando eram mais jovens era complicado controlar a rivalidade…
“Quando éramos miúdos, 11 ou 12 anos, eu achava que o Thiem era arrogante. Ele ganhava todos os torneios na Áustria. Sub-10, sub-12 e eu pensava que ele não era muito simpático”, confessou Novak ao site do ATP, que diz depois ter mudado de ideias. “Ele dava-me um pontapé no rabo de cada vez que jogávamos, mas quando fui treinar para a Academia do Gunther Bresnik em Viena e passei a conhecer melhor o Dominic, percebi que tinha uma ideia errada dele. É uma pessoa super simples e de pés no chão”.
Inseparáveis, Thiem e Novak partilharam courts, ginásios, quartos de hotel e até… o pai de Dominic, que passou a ser treinador de Dennis e uma espécie de tio para o número dois austríaco. “Passávamos quase todo o dia juntos até aos 19 ou 20 anos. Dentro e fora do court”.
Os dois foram subindo no ranking mas um bem mais rápido do que o outro. Thiem é top 5 mundial e Novak ocupa o seu melhor ranking de sempre (109.º) e deverá estrear-se no top 100 nas primeiras semanas de 2020, pois não tem pontos a defender. Thiem não lhe poupa elogios. “É um grande jogador. Se estiver num dia bom, pode ganhar a qualquer um e estou certo de que vai subir no ranking.”