Nishikori salva 'match points' em Basileia e reedita final do US Open 2014 com Cilic
Está a chegar ao fim a penúltima semana do calendário de torneios ATP World Tour em 2016. Kei Nishikori, número cinco do ranking mundial, e Marin Cilic, número 12, são os protagonistas na Suíça e vão discutir o título do ATP 500 de Basileia, naquela que será a reedição da final do US Open 2014, na qual Cilic se impôs com relativa facilidade num encontro resolvido em três partidas.
Na jornada deste sábado, Nishikori, terceiro pré-designado, precisou de salvar dois match points para superar o luxemburguês Gilles Muller, 37.º classificado, por 4-6, 7-6(3) e 6-3, e regressar à final em Basileia cinco anos depois. Na temporada de 2011, o nipónico perdeu no compromisso de decisão do título para Roger Federer, em apenas dois sets.
Com a vitória nas meias-finais, Nishikori soma a sua 56.ª vitória do ano e garante a época com mais triunfos registados. Esta será ainda a 20.ª final da carreira do japonês, que conta no seu currículo com 11 títulos ATP.
Cilic, quarto cabeça de série da competição, também precisou de puxar dos galões para ultrapassar uma das surpresas do torneio helvético: Mischa Zverev, carrasco de Stan Wawrinka nos quartos de final e oriundo da fase de qualificação. O croata sobreviveu a uma batalha de 2h10 e venceu pelos parciais de 4-6, 7-5 e 6-3, rumo à 27.ª final da carreira.
Kei Nishikori e Marin Cilic vão defrontar-se pela 12.ª vez, mas foi Nishikori quem triunfou no único encontro entre ambos em torneios de piso rápido coberto. Nos quartos de final de Memphis, em 2013, o japonês levou a melhor por 6-4 e 6-2.