Nishikori a um passo do ‘tri’ em Memphis
Kei Nishikori, número cinco do ranking mundial, colocou-se este sábado ao fim da noite a apenas uma vitória de se tornar no primeiro tenista da história a vencer o Memphis Open por três vezes consecutivas. O tenista nipónico de 25 anos, primeiro cabeça-de-série do torneio, somou a 12.ª vitória seguida no torneio e vai procurar no domingo conquistar o oitavo título de singulares da carreira.
Numa meia-final emocionante, Nishikori derrotou o gigante norte-americano Sam Querrey, 41.º do ranking ATP, mas teve de suar bastante. O jogador da casa apresentou-se particularmente inspirado, disparou 27 ases e chegou a ter um break de vantagem no terceiro set, mas Nishikori mostrou que não está no top 5 por acaso e deu a volta para triunfar por 5-7, 7-6(5) e 7-6(5), em 2h42.
No outro encontro das meias-finais, também ele resolvido apenas ao cabo de três partidas, Kevin Anderson, segundo cabeça-de-série e número 15 ATP, resistiu ao norte-americano Donald Young, 67.º colocado do ranking mundial, por 4-6, 6-3 e 6-4, num encontro que se prolongou por 1h59. É a primeira final da temporada para o sul-africano, que pediu um wildcard de última-hora para estar presente nesta prova.
Nishikori e Anderson só se defrontaram por uma vez, em Washington 2010… no qualifying. O japonês venceu esse encontro em três sets.