Navone está perto de alcançar em Roland Garros um feito nunca antes visto na história
Por esta fase no ano passado, Mariano Navone nem no top 200 se encontrava. Era o típico tenista argentino de saibro que costumávamos ver nas chaves dos muitos Challengers que são disputados na América do Sul. Pois bem, puxamos a fita 12 meses à frente e o tenista de 23 anos se encontra no 31º posto, com duas finais da ATP, e prestes a alcançar algo nunca antes visto na história do tênis mundial.
É que Navone, vice-campeão do ATP 500 do Rio de Janeiro e do ATP 250 de Bucareste, está a um passo de fazer a sua estreia em chaves principais de torneios de Grand Slam… como cabeça de chave! O Masters 1000 de Roma será decisivo nesse sentido e o argentino está muito próximo de garantir esse feito absolutamente inédito no tênis profissional.
Não deixa de ser um especialista em terra batida, já que todos os seus 1.339 pontos foram alcançados no pó-de-tijolo, mas a verdade é que pode mesmo ser o primeiro a ter status de cabeça de chave em sua primeira chave principal de Grand Slam. Curiosamente, só tiveram cinco que fizeram isso na segunda participação: Peter Rennert (Australian Open 1979), Guillermo Pérez Roldán (Roland Garros 1988), Alberto Mancini (Roland Garros 1989), Felix Auger-Aliassime (Wimbledon 2019) e Aslan Karatsev (Roland Garros 2021).
Leia também: