Nadal sem dúvidas: «Se ainda estou ao mais alto nível é por causa de Djokovic e Federer»
Rafael Nadal tem aproveitado esta tour de encontros de exibição para falar sobre os mais variados temas da sua carreira. Desta feita, o espanhol foi questionado mais uma vez sobre a importância que os outros dois membros do Big Three tiveram no seu percurso, indo mesmo ao ponto de garantir que se não fosse por Novak Djokovic e Roger Federer, provavelmente já não estaria a um nível tão alto.
“Novak, Roger e eu puxámos uns pelos outros, fomos exigindo uns aos outros e de alguma maneira nunca foi suficiente. Tivemos sempre de fazer um esforço extra e por isso chegámos tão longe. A competição levou-nos aos três a níveis enormes de exigência mental, física e tenística, pelo que se ainda estou ao mais alto nível é por causa deles”, confessou.
Nadal falou ainda sobre como os tratamentos têm ajudado a prolongar as suas hipóteses de brilhar. “O que pode acontecer no futuro não sei, não sei as sequelas que podem ficar. Veremos com o tempo. Há vários fatores para que joguemos mais tempo numa idade avançada. Um é a medicina e a profissionalização de todo o desporto, que faz com que tenha uma equipa maior. Além disso, há mais conhecimento de coisas que ajudam a tornar a carreira mais longa”, apontou.