Nadal responde a Djokovic: «Se pararmos o circuito muita gente vai sofrer»
Novak Djokovic – e Alexander Zverev – admitiu que o circuito mundial de ténis devia adotar um sistema semelhante ao dos playoffs da NBA, com o conceito de bolha a ser aplicado… ou parar tudo outra vez. O número um do mundo mostra-se preocupado pelas dificuldades nas viagens e pela exigência de haver quarentenas como na Austrália, mas Rafael Nadal já respondeu a esse tema, começando por lançar uma questão para reflexão.
“Se calhar estou enganado, mas não vejo torneios onde vamos ter de fazer quarentena para jogar nos próximos meses. Estou certo ou errado? Há algum torneio que obrigue a fazer quarentena antes de jogar? Se sim, até concordo, mas vai acontecer em algum?#8221;, apontou o número dois mundial, após ser eliminado por Stefanos Tsitsipas.
Mas Nadal foi mais longe e deu uma extensa resposta relativamente a esta situação. “Há duas opções muito claras: ou paramos o circuito ou continuamos. O que sinto é que é difícil para os jogadores estar em bolhas em todos os torneios, viajar só com mais duas pessoas, não ter a família por perto e isso torna o circuito mais difícil do que nunca. Mas, por outro lado, se pararmos o circuito, como e quando vamos voltar? Muitos empregos vão sofrer, não são só os jogadores. Muita gente vive deste desporto. Se pararmos outra vez o circuito, muita gente vai sofrer. Temos de pensar um pouco mais além, não?#8221;, sustentou.
Por outro lado, Nadal destacou a importância de “proteger os jogadores”. “Temos de arranjar forma de fazer isso com o ranking, para não os forçar a jogar. A situação é muito difícil para muitos jogadores dependendo dos países. Temos de arranjar soluções e de nos adaptar a estes tempos muito difíceis que vivemos”, rematou.