Nadal já olha para o pódio de mais títulos de sempre e fixa registos impressionantes de 'velhice'

Nadal já olha para o pódio de mais títulos de sempre e fixa registos impressionantes de ‘velhice’

Por Pedro Gonçalo Pinto - janeiro 31, 2022

Poucos recordes há que não estejam nas mãos do Big Three. Rafael Nadal, Novak Djokovic Roger Federer têm feito questão de agarrar todos os que aparecem, mas apanhar os 109 títulos de Jimmy Connors não se está a revelar uma tarefa nada simples. O norte-americano continua no topo com 109 troféus alcançados durante a carreira, sendo que o mais recente a aumentar a perseguição foi, claro, Rafa.

Nadal arrebatou o 90.º título, ao celebrar uma épica reviravolta no Australian Open, e não só se distanciou de Djokovic (86) como ficou mais perto do pódio. Agora, Rafa tem os olhos postos em apanhar os 94 de Ivan Lendl, sendo que o senhor que depois se segue é Federer, com 103. Lá bem na frente está, então, Connors, pelo que Nadal precisa de conquistar 19 troféus para conseguir apanhar o norte-americano na liderança. Certo é que chegar aos 100 parece, de repente, novamente possível para um maiorquino revigorado.

Certo é que, enquanto volta a ganhar força, o espanhol de 35 anos fixou uma série de registos impressionantes no que à ‘velhice’ diz respeito. Nadal é o tenista que tem o primeiro e último título do Grand Slam separados por mais anos na Era Open (17 entre 2005 e 2022), apenas superado por Ken Rosewall (19 entre 1953 e 1972 mas fora da Era Open). Por outro lado, é o tenista com mais temporadas seguidas a ganhar mais do que um título (18 entre 2005 e 2022, à frente de Djokovic, que tem 16). Por fim, já tem o mesmo número de títulos do Grand Slam em hard court (3) com menos de 30 anos e depois de virar trintão.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt