Monteiro surpreende em relva e bate Humbert em Eastbourne

Monteiro surpreende em relva e bate Humbert em Eastbourne

Por Pedro Gonçalo Pinto - junho 21, 2022
monteiro
Brazil’s Thiago Monteiro reacts on a point against Australia’s Matthew Ebden during their Great Ocean Road Open men’s singles match in Melbourne on February 3, 2021. (Photo by William WEST / AFP) / — IMAGE RESTRICTED TO EDITORIAL USE – STRICTLY NO COMMERCIAL USE — (Photo by WILLIAM WEST/AFP via Getty Images)

Thiago Monteiro não sabia o que era ganhar um encontro num quadro principal de um torneio ATP desde meio de abril, então em Belgrado, quando atingiu os quartos-de-final. Pois bem, a vitória chegou talvez no local mais inesperado para o número brasileiro: a relva.

O número 94 do ranking ATP levou a melhor diante do francês Ugo Humbert (103.º), campeão em Halle no ano passado por exemplo, com os parciais 6-7(2), 6-3 e 6-4, em 2h22. Monteiro só enfrentou dois pontos de break e salvou ambos, a caminho de um triunfo moralizador, depois dos dois que já tinha alcançado na fase de qualificação.

Monteiro prepara-se agora para defrontar o norte-americano Taylor Fritz, terceiro cabeça-de-série em Eastbourne e 14.º da hierarquia mundial masculina. Quem também já seguiu em frente nesta jornada em Inglaterra foi Tommy Paul, que bateu Francisco Cerundolo, enquanto Lorenzo Sonego superou James Duckworth.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt