This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Meldonium pode demorar meses a desaparecer do organismo
O meldonium, substância proibida pela Agência Mundial Antidoping (AMA) que foi acusada por Maria Sharapova durante o Australian Open, pode demorar “vários meses” a ser eliminada do organismo, informou hoje o fabricante do fármaco, a empresa da Letónia Grindeks.
“O período de semivida de eliminação do meldonium do organismo é de apenas quatro a seis horas, mas o prazo para a completa eliminação é significativamente maior (…) e pode prolongar-se por vários meses”, assinalou a empresa.
A companhia farmacêutica salienta ainda que a dose, a duração do consumo, a fisiologia específica do indivíduo, a sensibilidade dos métodos e tipo de amostra (sangue e urina) têm influência na deteção da substância.
Vários desportistas russos reconheceram já terem sido controlados positivamente por meldonium, com destaque natural para Maria Sharapova, a mais mediática de todas.
O ministro dos Desportos russo, Vitali Moutko, assegurou que o escândalo de meldonium não terá influência na preparação dos atletas do país para os Jogos Olímpicos Rio2016, em agosto.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, criticou as autoridades desportivas do seu país por terem reagido tarde à inclusão do meldonium na lista de substâncias dopantes e acusou-as de terem inventado “conspirações” para justificar o seu falhanço.
O meldonium (ou mildronate) é um fármaco, proibido na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, recomendado para combater a insuficiência cardiovascular e permite que o coração suporte grandes cargas de trabalho físico ou intelectual.
No entanto, a AMA decidiu proibi-lo a 1 de janeiro deste ano, após receber dados alarmantes que confirmavam o seu uso recorrente por parte de desportistas profissionais nos países resultantes do desmembramento da União Soviética.
- Categorias:
- WTA