Medvedev pode derrubar muralha do big four construída em 2005
Com o estatuto de vice-campeão do Australian Open, Daniil Medvedev garantiu a subida ao seu melhor ranking da carreira. O russo é agora o terceiro classificado da hierarquia mundial masculina, apenas atrás de Novak Djokovic e Rafael Nadal, tornando-se desde já o 19.º jogador a ocupar o lugar mais baixo do pódio ATP desde 25 de julho de 2005.
Um dado interessante, mas que se torna mais pequeno quando surge o seguinte. É que Medvedev tem uma autêntica muralha para partir se quiser chegar mais acima, uma vez que, desde essa mesma data, apenas Djokovic, Nadal, Roger Federer e Andy Murray ocuparam um dos dois primeiros lugares do ranking masculino.
No entanto, isso pode mudar no ATP 500 de Roterdão, onde Medvedev e Nadal vão entrar em ação. Apenas 115 pontos separam os dois jogadores, sendo que o russo entra com hipóteses de sair da Holanda com a vice-liderança da hierarquia mundial masculina no seu bolso. Diga-se que Medvedev chegou às meias-finais em 2019, pelo que defende 180 pontos. Mas, por exemplo, a vitória no torneio garante desde logo a 2.ª posição.