Margarita Gasparyan junta-se ao lote de campeãs WTA em Baku
Quando entrou para o quadro principal do torneio de Baku, no Azerbaijão, Margarita Gasparyan não conhecia o sabor da vitória em torneios do WTA Tour, mas poucos dias depois essa sede de triunfos transformou-se… no seu primeiro título profissional da carreira. A jovem russa, de 20 anos, sagrou-se na madrugada deste domingo a grande campeã da Baku Cup, prova disputada sobre superfície rápida e de categoria International.
Depois de ultrapassar nas meias-finais a portentosa italiana Karin Knapp, segunda cabeça-de-série, Gasparyan, 112.ª da hierarquia mundial, bateu hoje a também surpreendente romena Patricia Maria Tig, 154.ª do mundo e a disputar igualmente a sua primeira final no circuito principal, pelos parciais de 6-3, 5-7 e 6-0, ao cabo de 2H30.
Com esta vitória, Margarita Gasparyan vai escalar uns impressionantes 41 lugares, para se colocar a partir de segunda-feira no 71.º posto da tabela mundial feminina, registando o seu melhor ranking da carreira. Já Patricia Maria Tig, oriunda da fase de qualificação, sobe 39 posições WTA e vai figurar no 115.º lugar da hierarquia.
Fotografia: twitter @firuza48