Longevidade: o pai do próximo rival de Federer estava no quadro de estreia do suíço em Roland Garros

Longevidade: o pai do próximo rival de Federer estava no quadro de estreia do suíço em Roland Garros

Por José Morgado - maio 29, 2019

Há muitos dados estatísticos que são prova da longevidade de Roger Federer mas poucos são tão relevantes quanto aquele com o qual o suíço se vai deparar na próxima sexta-feira durante a terceira ronda de Roland Garros. É que o número três mundial vai ter pela frente Casper Ruud, jovem norueguês de 20 anos, cujo pai estava no quadro do torneio francês na primeira vez que Federer jogou a prova… em 1999!

Em conferência de imprensa, o helvético de 37 anos foi recordado sobre o facto de ter partilhado circuito — ainda que por pouco tempo — com Christian Ruud e admitiu que conhece melhor o pai do que o filho. “Conheço melhor o pai, ainda que nunca tenha jogado com ele. Treinámos algumas vezes. Mas sei que ele melhorou bastante nos últimos anos e gosta muito de jogar em terra batida, pelo que vai ser interessante. Defrontar um jogador de topo num grande estádio é o sonho de qualquer miúdo da idade dele…”

Recorde-se que Casper Ruud treina na Academia de Rafael Nadal, em Manacor, vive na localidade onde nasceu o 11 vezes campeão de Roland Garros e é acompanhado em conjunto pela equipa técnica da Academia e… pelo seu pai, pois vlaro.

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com