Lamentável: Bielorrússia multada pela ITF por utilizar courts demasiado rápidos contra Portugal

Lamentável: Bielorrússia multada pela ITF por utilizar courts demasiado rápidos contra Portugal

Por José Morgado - novembro 24, 2019
Pedro-Sousa-Davis
epa07842023 Pedro Sousa of Portugal reacts during the Davis Cup Europe/Africa Group I match between Belarus and Portugal in Minsk, Belarus, 14 September 2019. EPA/TATYANA ZENKOVICH / Davis Cup – Belarus vs Portugal / EPA / TATYANA ZENKOVICH / epa07842023 / BELARUS TENNIS DAVIS CUP / TENNIS / MINSK

A Bielorrússia foi multada e penalizada por a perda de pontos para o ranking da Taça Davis, depois de ter violado os regulamentos da Federação Internacional de Ténis (ITF) quanto à velocidade do court para a eliminatória do Grupo 1 de 2019 diante de Portugal, que decorreu em Minsk, capital do país, em meados de setembro.

A seleção da casa triunfou por 3-2, afastando Portugal da fase de qualificação para as Davis Cup Finals de 2020, mas fê-lo utilizando um court rápido demais, que ultrapassava o CPM (medido de ‘pace’ do court) de 50, ou seja, era bem mais rápido do que qualquer campo em que os portugueses estejam habituados a competir.

Apesar de ter perdido num campo ilegal, Portugal não vai ver a sua situação na Davis alterada. A Bielorrússia, que perderá o fator casa na próxima eliminatória em que o tiver, ainda pode recorrer desta pena nos próximos dias.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com