"Klei" Nishikori continua a quebrar recordes
Está a tornar-se num hábito quase semanal. Kei Nishikori, conhecido pelos seus fãs como “Klei”, numa alusão aos seus bons resultados em terra batida, continua a bater recordes e a voar baixinho. Este domingo, o melhor tenistas japonês de todos os tempos tornou-se no primeiro jogador do seu país a atingir os quartos-de-final de Roland Garros desde… 1933.
Em Paris, o japonês de 25 anos continua sem ceder sets. Após bater nas duas primeiras rondas os difíceis Paul-Henri Mathieu e Thomaz Bellucci e beneficiar de um walkover na 3.ª eliminatória, o asiático não acusou qualquer tipo de falta de ritmo e atropelou o russo Teymuraz Gabashvilli por 6-3, 6-4 e 6-2, em 93 minutos, num encontro em que disparou 40 winners em condições pesadas, com a chuva a aparecer muitas vezes.
“Quartos-de-final era o meu primeiro objetivo, mas sabia que poderia perfeitamente fazê-lo porque tenho vindo a jogar bem. Mas espero que isto seja apenas o início da minha caminhada, pois não quero parar por aqui”, afirmou Nishikori em conferência de imprensa após o encontro.
Nishikori tem encontro marcado nos quartos-de-final com o francês Jo-Wilfried Tsonga, que este domingo se tornou no primeiro jogador fora do top-10 a bater Tomas Berdych em 2015. O francês tremeu para fechar em três sets, mas conseguiu triunfar em quatro parciais, por 6-3, 6-2, 6-7(5) e 6-3.
Menos sorte para outro francês. Gilles Simon não teve qualquer hipótese diante do suíço Stanislas Wawrinka, que se qualificou pela segunda vez na carreira para os quartos-de-final de Roland Garros, ao vencer por 6-1, 6-4 e 6-2. Stan espera pelo vencedor do duelo entre Roger Federer e Gael Monfils, suspenso com um set para cada lado.