Kasatkina critica "regras estúpidas" sobre top 10 em torneios WTA 250

Kasatkina critica “regras estúpidas” sobre top 10 em torneios WTA 250

Por Pedro Gonçalo Pinto - julho 23, 2023
kasatkina keys eastbourne final
Jimmie48/WTA

As tenistas do top 10 da WTA podem disputar apenas dois torneios da série WTA 250 ao longo do ano, sendo que cada torneio desta categoria permite a participação de apenas uma jogadora que esteja nos dez primeiros lugares. Algo que deixa Daria Kasatkina, número 11 do mundo, que esta semana competiu em Palermo, revoltada.

“As tenistas do top 10 estão proibidas de jogar os WTA 250. Há regras muito estritas sobre quantas podem jogar. Por isso é muito difícil que estes torneios sobrevivam. Simplesmente não entendo estas regras estúpidas. Na ATP estes torneios pequenos 250 até chegam a ter dois top 10 e as pessoas vêm ver, há transmissões… Haverá vida nos torneios”, disse.

Leia também:

Ex-treinador de Djokovic defende o sérvio após Wimbledon
[VÍDEO] Serena Williams vai à loucura com gol de Messi no último minuto
Ex-número 2 da WTA deportada da Polônia antes do torneio em Varsóvia

Kasatkina não consegue entender o porquê da regra. “Se ninguém jogar, se não for permitido ninguém jogar, então nada disto irá acontecer. Só vai piorar. Não entendo como estes torneios ganham dinheiro se nem podem convidar as jogadoras mais famosas e melhores. Por isso dizem que os 250 não têm dinheiro. Claro que não têm dinheiro, não conseguem gerar”, acrescentou.

A verdade é que se trata de algo que vai complicar ainda mais, já que em 2024 as regras vão mudar mais uma vez. “Todos conhecem o novo calendário. A partir do próximo, o top 30 não pode jogar WTA 250, só WTA 500. É absurdo”, destacou. A regra da WTA para o ano que vem obriga as top 30 a jogarem o WTA 500 caso haja um WTA 250 na mesma semana – isto pode ser quebrado por cada uma delas duas vezes por ano caso elas cumpram certos requisitos.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt