Karatsev continua temporada de sonho: primeiro título ATP no Dubai e entrada no top 30

Karatsev continua temporada de sonho: primeiro título ATP no Dubai e entrada no top 30

Por José Morgado - março 20, 2021
Karatsev
DUBAI, UNITED ARAB EMIRATES – MARCH 18: Aslan Karatsev of Russia celebrates a point in his Quarter-Final singles match against Jannik Sinner of Italy during Day Twelve of the Dubai Duty Free Tennis Championships at Dubai Duty Free Tennis Stadium on March 18, 2021 in Dubai, United Arab Emirates. (Photo by Francois Nel/Getty Images)

Aslan Karatsev passou uma década da sua carreira perdido entre os Futures e os Challengers, mas os últimos meses… mudaram tudo. Aos 27 anos, o russo deu este sábado mais um passo rumo a uma temporada que já está a ser memorável e conquistou no ATP 500 do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o primeiro título de singulares da sua carreira no principal circuito profissional masculino.

Um mês depois de chegar de forma surpreendente às meias-finais do Australian Open — e entrar no top 100 pela primeira vez — o russo derrotou desta feita toda a concorrência para triunfar no Dubai, com a última ‘vítima’ a ser na final o sul-africano Lloyd Harris, surpreendente qualifier e 81.º ATP, por 6-3 e 6-2, num encontro que dominou completamente praticamente do início até ao fim e que durou somente 76 minutos.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1373310024529932288

Atualmente no 42.º posto do ranking mundial, Karatsev vai estrear-se no top 30 na próxima segunda-feira. Em agosto, quando o circuito voltou após cinco meses e meio de paragem pandémica, ele estava fora… do top 250.

Karatsev soma agora 15 vitórias e 2 derrotas esta época, com os únicos desaires a serem diante de jogadores… do top 4 ATP. Novak Djokovic (1.º) nas meias-finais em Melbourne e Dominic Thiem (4.º) nos ‘oitavos’ em Doha.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com