José Vilela comenta atual fase a "um bom nível" do ténis português
Sempre a acompanhar todas as eliminatórias da Taça Davis bem de perto, José Vilela, antigo capitão da equipa portuguesa, comentou neste fim-de-semana o atual estado do ténis nacional e diz que tanto Gastão Elias como Pedro Sousa têm todas as capacidades de, respetivamente, regressar e atingir pela primeira vez o top-100 mundial. João Sousa não está na sua melhor forma, diz Vilela, que espera ser apenas uma questão de tempo até que regresse a velhas glórias.
Neste fim-de-semana, Vilela, na altura capitão, teve a oportunidade de reviver o que já se tinha passado em 1994, quando Portugal disputou pela primeira vez na história o playoff de acesso ao Grupo Mundial. Desta vez com uma equipa em posições bem mais favoráveis no ranking e uma Federação Portuguesa de Ténis com melhorias evidentes, José Vilela diz que Portugal tem todas as condições para ter um trio de jogadores entre os 100 primeiros.
“O Gastão tem um potencial incrível. De todos os jogadores que eu conheci nos últimos 50 anos é dos jogadores mais talentosos que eu vi em Portugal. Não sigo de perto a sua carreira, mas estou convicto que com um ‘clic’ volta a aparecer nos 100 primeiros”, argumentou José Vilela, em declarações à Agência Lusa.
Sobre Pedro Sousa, considerado um maiores talentos nacionais de todos os tempos, José Vilela aofrma que, “até aos 35 anos, vai entrar nos 100 melhores“, já que “tem potencial, e se melhorar o serviço vai conseguir”, resolvendo assim aquele que “é o seu calcanhar de Aquiles”. “Tem ténis para estar nos 60 primeiros”, reitera Vilela.
A atual fase de João Sousa levou o ex-capitão a dizer que “não tem estado ao nível dos torneios ATP em que compete”, mas “espera que volte aos melhores momentos”. E sobre os novos talentos, como o ‘quarto’ membro da Taça Davis, João Domingues? “Nós temos segundas linhas. O João tecnicamente é perfeito. Bate bem a direita, bate bem a esquerda e tem um slice de direta dos melhores que se viu aqui este fim de semana. Hoje em dia o ténis em Portugal tem bom nível, mas escapou-nos [o apuramento]”, concluiu.
José Vilela foi capitão da Taça Davis entre 1994 e 2004.