Jornalista russa denuncia abusos do ex-treinador de Rybakina

Jornalista russa denuncia abusos do ex-treinador de Rybakina: “Ela, neste momento, não consegue jogar”

Por José Morgado - setembro 25, 2024
vukov-rybakina

Sonya Tartakova, jornalista russa especializada em tênis e amiga de Daria Kasatkina e Andrey Rublev, revelou alguns detalhes sobre a relação abusiva de Stefan Vukov, técnico que foi demitido do cargo por Elena Rybakina, número 4 do mundo.

Tartakova analisou a relação entre Rybakina e Vukov, apontando que a cazaque foi submetida a um tremendo estresse psicológico por parte de seu treinador. Os problemas de saúde mental decorrentes dessa relação são o verdadeiro motivo de sua atual ausência no circuito. A tenista desistiu de forma misteriosa antes da segunda rodada do US Open e, desde então, também se retirou de Seul, Pequim e Wuhan.

“Muita gente não entende o motivo dos seus problemas de saúde. Dizem que ela tem problemas nas costas, esse é o motivo oficial; ela também teve problemas de estômago. Porém, como mencionaram pessoas que estiveram envolvidas na sua carreira profissional, a própria Elena está sob muito estresse e isso é algo psicológico e traumático. Ela está em um momento caótico da sua vida, completamente desorganizada, e neste momento simplesmente não consegue. Todas essas dificuldades que ela está enfrentando agora vêm da tremenda pressão gerada pelo seu ex-técnico, Vukov”, começou dizendo a jornalista.

Leia também:

– Gustavo Heide e mais três brasileiros avançam às oitavas do Challenger no Chile
– CONFIRMADO: Carlos Alcaraz se classifica para o ATP Finals pelo terceiro ano seguido
– Sabalenka admite objetivo de terminar ano como número 1

“Dizem que o Stefano viajou para Nova Iorque e que estava pronto para continuar a trabalhar com a Elena, mas ela decidiu que eles iriam terminar porque… não quero usar palavras muito fortes, mas digamos que foi por causa de uma atitude inadequada em relação a ela. Os pais dela a defenderam, porque ela não conseguia sair daquele círculo vicioso. Por um lado, falamos do treinador que a acompanha desde os 17 anos, que ela, juntamente com a família, escolheu. Por outro lado, é claro que eram muito próximos e que ela viveu os melhores momentos da sua carreira graças ao trabalho conjunto. No entanto, os pais insistiam que Elena precisava de uma mudança na sua vida no tênis: havia pressões, insultos e palavras inadequadas que saíam constantemente dos lábios de Vukov”, assegurou a jornalista.

A jornalista também traz à tona uma possível sanção ao técnico Vukov por parte da WTA. “Agora é ela quem está sofrendo, tentando se livrar desses problemas psicológicos. A situação está muito complicada para ela, mas veremos. Tenho tentado encontrar informações sobre se ele realmente está suspenso dentro do circuito da WTA, porque falamos sobre isso há alguns meses, que supostamente havia saído um comunicado que o suspendia dentro do circuito. Ninguém confirmou isso oficialmente. Descobriremos em breve, se ele encontrar uma nova jogadora, se essa sanção realmente existe: Vukov afirma que não.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com