Zhang choca Halep e Venus também diz adeus
Ela esperou meia década e teve de passar por 14 derrotas em primeiras rondas, mas o dia 19 de janeiro de 2016 ficará para sempre marcado como aquele em Shuai Zhang conseguiu, finalmente, quebrar a malapata em primeiras rondas de torneios do Grand Slam. A chinesa, que tem conseguido muito sucesso em torneios mais pequenos ao longo dos últimos anos, protagonizou a grande surpresa do torneio feminino até ao momento, ao bater a romena Simona Halep, número dois mundial, por 6-4 e 6-3.
Halep apareceu em court irreconhecível e muitos furos abaixo do seu melhor, acabando por ser completamente ultrapassada em potência por Zhang, que para marcar presença no quadro esta temporada teve de passar pela fase de qualificação.
Numa jornada que voltou a ter muitas surpresas, Venus Williams, a outra top-8 do último quarto do quadro feminino… também foi eliminada. Sem energia, muito irregular e mentalmente ausente, a norte-americana nunca foi verdadeira oposição para a número um britânica Johanna Konta, que venceu por claros 6-4 e 6-2.
No final, ninguém ficou a saber o que Venus Williams tinha a dizer sobre o encontro, porque ela faltou à conferência de imprensa.
Quem também teve de sofrer muito para seguir em frente foi a alemã Angelique Kerber, que escapou à derrota… por um ponto! A alemã, sétima cabeça-de-série, salvou um match point no segundo set antes de bater a japonesa Misaki Doi, num encontro fabuloso, por 6-7(4), 7-6(6) e 6-3, num encontro que durou quase três horas e em que acabou com alguns problemas físicos.
Muguruza e Ivanovic passeiam
Em sentido inverso, Garbine Muguruza, número três mundial e um dos nomes a ter em conta para a luta pelo título em Melbourne, somou a sua primeira vitória da temporada – havia desistido na primeira ronda de Brisbane – ao bater facilmente a estónia Anett Kontaveit por 6-0 e 6-4, no encontro de abertura da segunda jornada na Rod Laver Arena.
Outra das favoritas do público, Ana Ivanovic, também somou a sua primeira vitória de 2016, após um início de época muito pouco conseguido. A sérvia, que caiu nas últimas semanas para o 23.º posto do ranking WTA, bateu a wildcard australiana Tammi Patterson, por 6-2 e 6-3, sem enfrentar qualquer ponto de break ao longo da partida.
“Fiz um encontro sólido e tentei ser agressiva desde o primeiro momento. É muito bom para mim conseguir esta vitória. O meu serviço está bom e sinto que pode ser uma arma. É esse o meu objetivo e tenho trabalhado muito”, confessou a sérvia em conferência de imprensa.
Entre as restantes cabeças-de-série, destaque ainda para os triunfos tranquilos de Karolina Pliskova (d. Birrel 6-4 e 6-4), Jelena Jankovic (d. Polona Hercog 6-3 e 6-3), Timea Bacsinszky (d. Katerina Siniakova 6-3 e 7-5), Elina Svitolina (d. Vicky Duval 6-2 e 6-3) e Sabine Lisicki (d. Petra Cetkvoska 6-4 e 6-4). Caroline Garcia e Irina Begu foram eliminadas.