João Sousa volta a ganhar um encontro ATP em Portugal ao fim de seis anos
Foi preciso meia dúzia de anos para João Sousa voltar a festejar uma vitória num encontro ATP em Portugal. E que vitória! Em pleno court central do Millennium Estoril Open 2018 com o público, que encheu as bancadas, a incentivar e a rejubilar com cada ponto ganho pelo Conquistador.
A última vez que o vimaranense havia triunfado em solo nacional data de 2012, na antiga Era do Estoril Open, na altura disputado no Jamor. Nesse ano, João Sousa passou duas rondas do quadro principal e só foi travado pelo espanhol Albert Ramos. No ano seguinte, em 2013, o atual 68º ATP não recebeu wild card e falhou a presença no evento, tendo, contudo, nessa mesma temporada se tornado no melhor português de sempre.
Desde então escalou o ranking, atingiu o 26º lugar em maio de 2016, venceu dois títulos ATP (Kuala Lumpur em 2013 e Valência em 2015), bateu jogadores do top-10 mundial, como por exemplo Alexander Zverev já esta época em Indian Wells, mas claudicou sempre na estreia no Millennium Estoril Open. Até hoje!
Em pleno Dia do Trabalhador, e volvidos seis anos, João Sousa voltou a cerrar o punho e a festejar um triunfo numa partida do ATP em território nacional. E, como que se o historial do vimaranense pairasse sobre o Estádio Millennium, das bancadas ouvia-se: “João amigo, Portugal está contigo”. E estava! Pelo menos assim mostrou o suspiro em conjunto e a ruidosa ovação do público!