João Sousa vence rumo aos 'quartos' em Bastad e fica perto de duelo com Gastão Elias
João Sousa está de regresso aos quartos de final de um torneio onde já esteve à beira de conquistar o título. O número um português e 30.º do ranking mundial carimbou esta quinta-feira o passaporte para o top 8 do ATP 250 de Bastad, na Suécia, no qual foi finalista em 2014, e aumentou as probabilidades de um encontro cem por cento português com o compatriota Gastão Elias.
Segundo cabeça de série do torneio sueco, o pupilo de Frederico Marques precisou de apenas 57 minutos para bater o jovem convidado local Carl Soderlund, de 19 anos e 479.º ATP, pelos parciais de 6-3 e 6-1. O vimaranense de 27 anos ainda sofreu uma quebra de serviço logo na fase inicial do compromisso, mas conseguiu controlar a maior parte das trocas de bola perante um opositor que ainda ofereceu pontos de belo efeito.
Nos quartos de final, terceiros da época e primeiros desde maio – altura em que atingiu as meias-finais do torneio de Nice, França -, João Sousa tem pela frente nada mais, nada menos do que o vencedor do confronto entre o número dois nacional Gastão Elias, 89.º do Mundo, e o japonês Taro Daniel, 117.º colocado, que medem forças ainda hoje.
Em pares, Sousa, a fazer dupla com o seu amigo Elias, foi afastado logo na ronda inaugural da variante, ao sucumbir perante o neozelandês Marcus Daniell e o brasileiro Marcelo Demoliner, quartos favoritos à vitória final, por 6-1 e 6-4, em 62 minutos.