João Sousa ultrapassa João Souza em Genebra
Os nomes dos intervenientes podiam dar aso a alguma confusão a quem estivesse a assitir ao encontro, mas João Sousa, o nosso, fez questão de tirar as dúvidas a limpo, ao vencer em dois parciais esta segunda-feira o seu (quase) homónimo João Souza na primeira ronda do Open de Genebra, na Suíça.
O vimaranense impôs-se pelos parciais de 7-5 e 6-3, garantindo a passagem à segunda ronda da prova ATP 250 helvética, num dia marcado pelo seu regresso ao top-50, estatuto que havia perdido em março. O número um nacional e 50.º do ranking mundial mostrou óptimo serviço no capítulo do serviço, precisamente, não dando muito espaço de manobra ao jogador brasileiro, 80.º do mundo, que viu o seu primeiro saque desaparecer no final do primeiro set.
Depois de Souza ter cometido um erro grosseiro, que coincidiu com a conquista da primeira partida por parte de Sousa, o português de 26 anos manteve o bom nível demonstrado na primeira parte do embate. Cometendo pouco erros e sempre bastante esclarecido quanto ao que fazer para não se desviar do caminho da vitória, fechou o encontro ao cabo de uma hora e 26 minutos.
Com este triunfo, o jogador natural de Guimarães continua a ótima prestação na terra batida esta temporada. Dos torneios disputados na superfície ocre, o ‘conquistador’ apenas não foi além da primeira ronda no Millennium Estoril Open e na semana passada em Roma, onde enfrentou John Isner de entrada. O seu próximo adversário em Genebra vai ser o austríaco Jurgen Melzer (104.º ATP), sobre quem leva vantagem de 2-1 no confronto direto. A última vez que os dois se defrontaram foi na terra batida de Dusseldorf, na Alemanha, em 2014, tendo a vitória caído para o lado de Melzer, depois de uma dura batalha de três sets.