João Sousa supera os quatro milhões de dólares de prize-money na carreira
João Sousa deixou Guimarães ainda muito jovem para perseguir o sonho de se tornar profissional e mais de uma década depois há muitos indicadores que provam que essa decisão terá sido uma das mais acertadas da sua vida.
O melhor tenista português de todos os tempos consolidou esse estatuto através de vitórias, títulos, recordes de ranking e prestações em Grand Slams verdadeiramente inéditas na história da modalidade no nosso país e tudo isso tem como consequência direta… muito dinheiro, especialmente se forem avaliados os valores em bruto.
Tal como recorda o jornal ‘O Jogo’ na sua edição desta terça-feira, João Sousa é o primeiro jogador português da história a ultrapassar os 4 milhões de dólares em prémios monetários e para isso nem precisava de ter ganho o seu encontro da primeira ronda frente a Santiago Giraldo, em Gstaad. Os 4.875 referentes à primeira ronda, a juntar aos 3.999.340 que já tinha acumulados.
É claro que todos estes valores não incluem os (muito vezes exorbitantes) impostos e taxas que os jogadores têm de pagar sobre o valor que ganham, pelo que o assunto dos prize moneys é quase tabu para os jogadores profissionais.
Os portugueses que ganharam mais até hoje:
1. João Sousa, 4.009.000 dólares
2. Frederico Gil, 1.427.222 dólares
3. Gastão Elias, 968.457 dólares
4. Michelle Larcher de Brito, 923.112 dólares
5. Rui Machado, 900.000 dólares