João Sousa sofre derrota pesada na estreia em Barcelona
João Sousa, número um português e 34.º colocado do ranking mundial, foi eliminado ao início da tarde desta quarta-feira na segunda ronda do torneio de Barcelona, pertencente à categoria 500 do ATP World Tour. O vimaranense de 27 anos sofreu uma das derrotas mais pesadas do ano, ao ceder por 6-1 e 6-3, em 71 minutos, diante do espanhol Albert Montanes, bicampeão do Estoril Open, num duelo de sentido único.
A defender o estatuto de 14.º cabeça de série da prova, na qual alcançou os oitavos de final na edição de 2015, Sousa chegou a pedir a presença do fisioterapeuta logo após o jogo inaugural do primeiro set, devido a dores lombares. No entanto, o embate continuou sem problemas de maior, mas o português acabou por não conseguir contrariar o ténis do convidado espanhol, ex-top 30 ATP e atual 122.º da classificação.
Com esta derrota, João Sousa sai de cena do evento de Barcelona, cidade onde vive e treina desde os 15 anos, e prepara agora a sua participação no Millennium Estoril Open. O pupilo de Frederico Marques é um dos cabeças de cartaz da segunda edição do torneio, que conta com nomes como Jo-Wilfried Tsonga, Gilles Simon, Nick Kyrgios e Benoit Paire.
Nos oitavos de final em Barcelona, Albert Montanes terá pela frente o vencedor do confronto entre o seu compatriota Rafael Nadal, número cinco ATP e primeiro cabeça de série, e o também espanhol Marcel Granollers, 50.º da hierarquia.
Fotografia: Prime Stadium