João Sousa sobe ao 28.º lugar ATP e faz história como cabeça de série em Roland Garros
João Sousa, atual 30.º ATP, vai subir esta segunda-feira ao 28.º lugar do ranking mundial e, com isso, voltar a escrever história no livro do ténis nacional. O vimaranense irá ocupar a melhor classificação de sempre de um jogador luso e será, pelo menos, 28.º cabeça de série em Roland Garros, tornando-se o primeiro português a defender um estatuto de pré-designado tão elevado em torneios do Grand Slam.
O número um português, detentor dos seus primeiros quartos de final da carreira em eventos Masters 1000 há cerca de uma semana em Madrid, já pertenceu ao lote de cabeças de série em Grand Slam tanto no US Open, em 2014, como no Open da Austrália, na presente temporada. No entanto, o pupilo de Frederico Marques havia sido apenas 32.º favorito à vitória em ambas as provas.
Em caso de eventuais desistências de jogadores pertencentes a lugares cimeiros do ranking, Sousa subirá ainda mais na lista de favoritos em Roland Garros, cuja fase de qualificação tem início esta segunda-feira. No evento parisiense, Sousa tem como melhor resultado a segunda ronda alcançada nas épocas de 2013 e de 2015.
O jogador de 27 anos, único português a ter sido cabeça de série em torneios do Grand Slam, tem ainda uma campanha pela frente, igualmente gaulesa, mas realizada noutra cidade: Nice. O número um nacional disputa a partir de segunda-feira o ATP 250 francês e tem como primeiro opositor o jovem local Quentin Halys, de 19 anos e 157.º da hierarquia ATP.