João Sousa: «Situação mais caricata? O Marcelo entrar-me pelo balneário comigo no duche»

João Sousa: «Situação mais caricata? O Marcelo entrar-me pelo balneário comigo no duche»

Por José Morgado - dezembro 4, 2018
marcelo-sousa

João Sousa recordou esta terça-feira, em entrevista ao jornal ‘A Bola’, alguns dos momentos mais marcantes que viveu ao longo da temporada, a começar claro pela vitória inédita e histórica no Millennium Estoril Open, brindada no final com um momento caricato… a visita de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, no balneário.

“Definitivamente essa foi a situação mais caricata do ano. Ver o Presidente entrar pelo balneário. Eu estava no duche, só tive tempo de pôr uma toalha à cintura e receber um abraço. Foi incrível”, confessou o vimaranense, que derrotou Frances Tiafoe no final de uma semana de sonho no concelho de Cascais.

O minhoto de 29 anos, 44.º ATP, não esconde o quão especial foi ganhar o maior torneio português. “Ainda é difícil descrever as sensações daquele dia. Vivi-o, mas sinto dificuldades em traduzi-lo em palavras. É um marco histórico na minha carreira. Para o ténis português foi muito bom haver um tenista nacional e vencer pela primeira vez em casa. Nunca o verbalizei, mas era um sonho que tinha. Não correra bem nos anos anteriores. Ainda não revi a final, mas já me mostraram algumas imagens.”

Sousa admite ter passado por momentos difíceis, com uma fase de sete derrotas seguidas no verão. “Não foi a primeira vez que aconteceu. Parecia ter perdido a ambição, mas o Frederico Marques [treinador] é incrível a puxar-me para cima. Dá-me na cabeça quando tem de ser, mas quando é preciso sabe motivar-me como ninguém”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com