João Sousa perde para Thiem e Schwartzman e falha acesso à final de pares do ATP 1000 de Madrid
MADRID. ESPANHA. João Sousa não conseguiu este sábado fazer mais história e apurar-se para a final do ATP 1000 de Madrid na variante de pares. O número um nacional, juntamente com Guido Pella, não conseguiu ultrapassar os amigos Dominic Thiem e Diego Schwartzman ao perder com os parciais de 6-3 e 6-2, em apenas 58 minutos de jogo.
Num encontro sem grande história, Sousa e Pella estiveram muito longe dos níveis de eficácia apresentados em dias anteriores — em todos os capítulos de jogo, especialmente no serviço, resposta e jogo de rede — e tiveram pela frente uma dupla muito inspirada, a começar por Thiem, que depois de perder a meia-final de singulares com Novak Djokovic concentrou todas as suas energias nos pares… com sucesso.
Apesar da derrota, o vimaranense vai subir até ao 26.º lugar do ranking mundial da variante, a sua melhor posição de sempre na variante (e a melhor de um português). Sousa, que há três anos também saiu daqui dentro do top 30… mas de singulares, passa agora a ter um melhor registo de carreira em singulares do que em duplas.
Thiem e Schwartzman vão defrontar na final deste domingo o romeno Horia Tecau e o holandês Jean Julien Rojer, que bateram Stefanos Tsitsipas e Wesley Koolhoff na outra meia-final.