João Sousa não resiste a Marchenko na Holanda
João Sousa, número um nacional e 44.º colocado do ranking ATP, foi eliminado esta quinta-feira na segunda ronda do TopShelf Open 2015, em ‘s-Hertogenbosch, na Holanda, e não vai conseguir repetir a excelente prestação da época passada, em que atingiu as meias-finais na altura em que o torneio se disputava na semana exatamente anterior a Wimbledon.
Com uma exibição em que nunca conseguiu jogar verdadeiramente o ténis que o levou a ter sucesso em relva em 2014, Sousa acabou eliminado pelo ucraniano Illya Marchenko, número 119 ATP e oriundo do qualifying, por 6-3 e 7-6(2), em 1h40. O jogador de leste fez uma exibição inspirada, serviu melhor e foi mais agressivo, ainda que tivesse de enfrentar a forte oposição do guerreiro vimaranense, que apesar de não ter jogado ao seu melhor nunca deixou de lutar.
João Sousa mantém a sua pontuação no ranking ATP e deverá continuar igualmente no 44.º posto, a menos que o luxemburguês Gilles Muller, apurado para os quartos-de-final em ‘s-Hertogenbosch, acabe por conquistar o título na relva do evento holandês.
Na próxima semana, tudo indica que Sousa disputará, a partir de sábado, a fase de qualificação do torneio de Halle, que este ano subiu à categoria de ATP 500. Sousa ainda tem, no entanto, fortes esperanças de entrar diretamente em Halle (4.º alternate) ou mesmo no Queen’s Club (3.º alternate).