João Sousa não passa por Fognini em Xangai
João Sousa não conseguiu esta terça-feira fazer melhor do que em 2014 em foi eliminado pelo segundo ano consecutivo na primeira ronda do ATP Masters 1000 de Xangai, um dos quatro (juntamente com Roma, Canadá e Paris) onde ainda não conseguiu ganhar qualquer encontro.
O número um português, 45.º colocado do ranking ATP, não resistiu ao italiano Fabio Fognini, em boa forma depois de na semana passada ter chegado às meias-finais de Pequim, acabando eliminado por 7-6(2) e 6-3, em 1h38. Num encontro que foi sempre muito equilibrado, o campeão de pares do Australian Open fez a diferença nos momentos decisivos, em especial no tie-break do primeiro set – onde Sousa claudicou – e nos últimos jogos da segunda partida, em que o vimaranense até chegou a ter um break de vantagem.
João Sousa tem agora um registo de 3 vitórias e 8 derrotas em torneios Masters 1000 em 2015. O melhor português de sempre, que tal como em 2014 disputou todos os eventos da categoria até ao momento, passou as primeiras rondas em Monte Carlo (Roger Vasselin), Madrid (Janowicz) e Cincinnatti (Kohlschreiber).
O próximo evento no calendário do vimaranense é o ATP 250 de Moscovo, já na próxima semana, mas não é certo que Sousa confirme a sua participação nesse torneio. Há a (forte) possibilidade de utilizar essa semana para descansar e treinar em Barcelona, antes dos dois últimos torneios do ano: Valência e Paris.