João Sousa mostra raça de campeão mas cai às mãos de Grigor Dimitrov no US Open
João Sousa deu tudo, mostrou toda a sua garra que o caracteriza, mas acabou por não conseguir tornar-se o primeiro jogador português de sempre a alcançar os oitavos de final de um torneio do Grand Slam. O número um nacional e 36.º do ranking mundial caiu às mãos do búlgaro Grigor Dimitrov na terceira ronda do US Open, igualando o resultado alcançado em Nova Iorque na época de 2013.
Num encontro pautado por pontos de belo efeito e com a duração de 2h38, o vimaranense de 27 anos não resistiu ao 24.º da hierarquia ATP e cedeu pelos parciais de 6-4, 6-1, 3-6 e 6-2. Sousa ainda ameaçou a recuperação, tendo mesmo um break de vantagem na quarta partida, mas Dimitrov foi superior nos momentos importantes, apresentando-se mais assertivo em todos os capítulos.
Apesar da derrota, João Sousa, que havia eliminado Dimitrov na primeira ronda do torneio em 2013, regista pela quinta vez na sua carreira a presença em terceiras rondas de eventos do Grand Slam. Para além disso, soma uns importantes 90 pontos ATP, que lhe deverão valer a subida de dois lugares na hierarquia até ao 34.º posto logo após o US Open.
Com algumas limitações físicas há algumas semanas, o pupilo de Frederico Marques, com problemas no joelho direito, vai agora ser submetido a exames médicos para, mediante os resultados, definir o seu calendário. Recorde-se que Sousa é um dos quatro convocados de Nuno Marques, selecionador nacional, para a eliminatória da Taça Davis frente à Eslovénia, entre 16 e 18 de setembro.