João Sousa joga longe do seu melhor e cai na estreia em Marselha
Um desinspirado João Sousa foi eliminado esta segunda-feira na primeira ronda do torneio ATP 250 de Marselha, em França. O vimaranense, 34.º do ranking mundial e à procura da sua primeira vitória do ano em provas ATP World Tour, saiu derrotado na sua estreia no Open 13 pelo menos cotado holandês Robin Haase, 64.º classificado, pelos parciais de 6-4 e 6-0, num duelo de sentido único.
Longe do nível de ténis que habitualmente apresenta e sem a garra que o caracteriza em court, Sousa acabou afastado em curtos 63 minutos, nunca conseguindo ameaçar a superioridade do opositor, que se apresentou muito sólido em todos os capítulos. No departamento estatístico, o pupilo de Frederico Marques colocou apenas 45% de primeiros serviços e não somou qualquer quebra de serviço ao longo do duelo.
Esta é a primeira vez desde junho de 2015, na primeira ronda do torneio de ‘s-Hertogenbosch, Holanda, que o português de 26 anos sofre um 0-6. Nessa altura, Sousa até inverteu o resultado frente ao uzbeque Denis Istomin, então 81.º ATP, tendo apenas sido derrotado na segunda eliminatória frente ao ucraniano Illya Marchenko.
Com esta derrota em Marselha, onde em 2015 cedeu igualmente na ronda inaugural, João Sousa soma já quatro desaires consecutivos em provas ATP World Tour, depois dos torneios de Auckland, Montpellier e, mais recentemente, Roterdão. Pelo meio, chegou a “roubar” um set ao escocês Andy Murray na terceira ronda do Open da Austrália. Na próxima semana, Sousa viaja até ao Dubai para participar no ATP 500 local.