João Sousa já está à porta do top 30 de pares e pode acabar a semana no top 20

João Sousa já está à porta do top 30 de pares e pode acabar a semana no top 20

Por José Morgado - janeiro 22, 2019
joao-sousa
epa07285216 Joao Sousa of Portugal reacts during his round one men’s singles match against Guido Pella of Argentina on day two of the Australian Open Grand Slam tennis tournament in Melbourne, Australia, 15 January 2019. EPA/MAST IRHAM / Tennis Australian Open 2019 / EPA / MAST IRHAM / epa07285216 / AUSTRALIA TENNIS AUSTRALIAN OPEN GRAND SLAM / TENNIS / MELBOURNE

A excelente prestação de João Sousa na competição de pares já está a ter naturais consequências na sua classificação de pares. O português de 29 anos, que ao passar aos quartos-de-final já tinha assegurado que se vai tornar no único integrante do top 40 de singulares e pares da próxima segunda-feira, duplicou a soma de pontos com a passagem às meias-finais (720), garantindo que vai melhorar ainda mais o seu recorde pessoal no ranking ATP de pares.

Para já, Sousa tem assegurada a subida ao 32.º posto da classificação, sendo que uma eventual passagem à final garantiria entrada no top 30 e um possível título o estatuto… de top 20. Essas são contas para fazer até ao final da semana.

Garantido é também que a dupla Sousa/Mayer vai sair de Melburne entre o top 8 de duplas em posição de se qualificarem para as ATP Finals de Londres, em novembro. Mas falta muito até à altura de todas as decisões…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt