João Sousa: fama de poliglota chega à Croácia
Sem papas na língua, e muito menos na raquete, João Sousa vai dando que falar nos torneios por onde vai passando. A protagonizar uma semana de sonho em Umag, na Croácia, que pode culminar este domingo na conquista histórica do segundo título ATP da carreira, o vimaranense de 26 anos tem feito voltar muitas cabeças na sua direção, mas não apenas dentro do court.
Vencida a meia-final de ontem, diante de Roberto Bautista Agut, o melhor jogador português de sempre passou pela sala de imprensa da prova croata para responder às habituais questões pós-encontro, e acabou por ser recordado também que não é apenas no ranking ATP que se encontra entre os melhores do mundo.
Recuando até à terra de Roland Garros, onde foi considerado o jogador mais poliglota do circuito, graças ao domínio de seis línguas diferentes (português, espanhol catalão, inglês, francês e italiano), um jornalista local quis saber se o vimaranense também se iria aventurar pelos meandros da língua croata, depois de uma longa e bem-sucedida estada no país dos Balcãs.
“Não, acho que não”, respondeu o português de 26 anos, confirme se pode ler no site Ubi Tennis. Ainda que a resposta tenha sido negativa, o comentário que se seguiu encheu a sala de imprensa de boa disposição: “mas talvez haja alguma croata disposta a ensinar-me… Estou a brincar, claro”.
Depois de largar o seu charme e simpatia entre os jornalistas, o português de 26 anos vai tentar este domingo encantar o público croata, e encher os portugueses ainda mais de orgulho, com o seu ténis, a sua tenacidade e a sua entrega. A final diante do austríaco Dominic Thiem está agendada para as 19h.