João Sousa falha acesso ao quadro principal em Madrid
A fazer a transição da terra batida portuguesa para o pó-de-tijolo espanhol, João Sousa, número um português e atual 57.º colocado da hierarquia mundial, foi eliminado este domingo na segunda e última ronda da fase de qualificação do Mutua Madrid Open 2015, prova ATP Masters 1000 disputada sobre terra batida.
A defender o estatuto de segundo pré-designado da qualificação para o quadro principal, o vimaranense de 26 anos não conseguiu confirmar o favoritismo teórico e cedeu em três partidas frente ao colombiano Alejandro Gonzalez, 14.º cabeça-de-série e número 106 da tabela classificativa, por 6-2, 5-7 e 2-6, em 2H03.
Derrotado na primeira ronda do quadro principal em Madrid na temporada transata, João Sousa, que ainda pode entrar na lista principal com o estatuto de lucky loser, vai estar na próxima semana por terras italianas para participar no Internazionali BNL d’Italia, em Roma, também da categoria Masters 1000 do circuito principal.
Gonzalez avança ao quadro principal e terá pela frente na ronda inaugural um de sete jogadores possíveis: Philipp Kohlschreiber, Sam Querrey, Jerzy Janowicz, Bernard Tomic, Steve Johnson, Jeremy Chardy ou Nick Kyrgios.