João Sousa entra em Nice com dura vitória rumo aos 'oitavos'
João Sousa, número um português e 28.º da classificação mundial, estreou o seu inédito ranking com um triunfo em três partidas. O vimaranense de 27 anos, a ocupar a melhor posição de sempre de um tenista luso, precisou de suar, mas avançou aos oitavos de final do ATP 250 de Nice, França, após superar o talentoso francês Quentin Halys, de 19 anos e 154.º mundial, por 5-7, 6-4 e 6-4.
Num encontro muito equilibrado, que se prolongou por 2h21, o pupilo de Frederico Marques até esteve com set e break de desvantagem e chegou a pedir tratamento médico à zona lombar a 2-3 do segundo parcial, exibindo-se longe do seu melhor. No entanto, a partir desse momento entrou verdadeiramente no embate e conseguiu ser mais assertivo e consistente do que na fase inicial.
Nos oitavos de final, João Sousa, quinto cabeça de série da prova francesa, tem pela frente o dominicano Victor Estrella Burgos, número 88 da tabela classificativa, que na jornada de ontem desembaraçou-se do norte-americano Denis Kudla, 57.º ATP, pelos parciais de 6-3 e 6-2. Sousa e Estrella Burgos vão defrontar-se pela segunda vez, primeira desde 2010, altura em que o dominicano triunfou numa prova challenger em León, México.
Esta semana, Sousa, que a partir de domingo será cabeça de série em Roland Garros – segundo torneio do Grand Slam da temporada a realizar-se em Paris -, defende um total de 150 pontos conquistados no evento de Genebra, Suíça, em 2015, ao ter atingido a final.