João Sousa encara Feliciano López na estreia em Londres
João Sousa, número um português e 44.º da hierarquia mundial, já conhece o seu primeiro adversário nos Aegon Championhsips, torneio de categoria ATP 500 disputado na relva natural do Queen’s Club, em Londres. O vimaranense de 26 anos vai defrontar na ronda inaugural o espanhol Feliciano López, finalista do torneio em 2014 e 14.º da tabela classificativa.
O pupilo de Frederico Marques, que poderia ter optado por jogar a fase de qualificação do torneio de Halle, na Alemanha, já mediu forças no circuito profissional com López, que defende em Londres o estatuto de oitavo cabeça-de-série da competição. O espanhol lidera o confronto direto diante do português por 1-0, tendo ganho na segunda ronda de Roland Garros, na época de 2013, em quatro partidas.
Em caso de vitória na eliminatória inicial, João Sousa, recente finalista do torneio de Genebra, poderá ter pela frente nada mais, nada menos do que o gigante norte-americano John Isner, 18.º colocado a nível mundial, que encara na estreia um tenista oriundo da fase de qualificação.
Na metade superior do quadro estão igualmente presentes o escocês Andy Murray, primeiro pré-designado do evento londrino, Marin Cilic, quarto cabeça-de-série, e Grigor Dimitrov, sexto favorito ao triunfo final.
No que diz respeito ao ranking mundial, João Sousa terá de atingir as meias-finais para defender e acumular pontos para a hierarquia (180 se perder nas meias-finais), uma vez que defende 102 pontos relativos à presença nas meias-finais de ‘s-Hertogenbosch na temporada de 2014. Se perder nos quartos-de-final defende apenas 90 pontos.