João Sousa em rota de colisão com Sam Groth em Nottingham
João Sousa, número um português e 44.º colocado do ranking mundial, já conhece o sorteio do quadro principal do torneio de Nottingham, em Inglaterra, que arranca no domingo. O vimaranense de 26 anos fica isento da ronda inaugural, beneficiando de um bye, e defende o estatuto de 14.º cabeça-de-série da competição, designada Aegon Open e pertencente à categoria 250 do circuito principal ATP.
Na segunda eliminatória, Sousa encara o vencedor do confronto entre o australiano Sam Groth, número 68 da tabela classificativa e muito perigoso em superfícies relvadas, e um jogador oriundo da fase de qualificação. Sousa e Groth nunca se defrontaram anteriormente no circuito profissional.
O tenista português conta igualmente na metade inferior do quadro com o francês Gilles Simon, segundo pré-designado do torneio, com quem poderá medir forças nos oitavos-de-final. Feliciano López, Pablo Cuevas, Dominic Thiem, Pablo Andújar, Sam Querrey e Andreas Seppi estão também na mesma secção do quadro do português.
Este é o último torneio de preparação para Wimbledon, terceiro torneio do Grand Sam da temporada, cujo quadro principal arranca a 29 de junho. Nas duas provas que Sousa disputou na época de relva, o português não foi além da segunda ronda em ‘s-Hertogenbosch, na Holanda, e mais recentemente foi derrotado na estreia pelo espanhol Feliciano López no Queen’s Club, em Londres.