João Sousa em rota de colisão com Marin Cilic em Marselha
João Sousa, 33.º colocado do ranking mundial, ficou a conhecer este sábado o seu primeiro opositor no Open 13, prova ATP 250 disputada em Marselha, França. O número um português, de 26 anos, vai estrear-se com o holandês Robin Haase, número 63 do Mundo, tendo, em caso de triunfo, encontro marcado nos oitavos de final com o croata Marin Cilic, 13.º classificado e campeão do US Open em 2014.
Sousa e Haase vão encarar-se em court pela segunda vez, depois de em 2010 o holandês ter levado a melhor diante do vimaranense nos oitavos de final do evento de categoria challenger disputado em Manerbio, Itália. No circuito principal ATP World Tour, os dois jogadores nunca se encontraram anteriormente.
Na época transata, João Sousa não foi para além da eliminatória inaugural em Marselha, cedendo para o jovem austríaco Dominic Thiem, então 48.º da tabela classificativa, em parciais diretos. Na temporada de 2011, Sousa disputou a fase de qualificação, na qual caiu na segunda ronda.
Em 2016, Sousa procura a sua primeira vitória em provas do circuito principal ATP, depois de três derrotas consecutivas na eliminatória inicial: Auckland, para o italiano Fabio Fognini, Montpellier, perante o belga Ruben Bemelmans, e na semana passada em Roterdão, onde foi afastado pelo seu amigo espanhol Roberto Bautista Agut.