João Sousa é 14.º cabeça de série em Barcelona e encara espanhol na 2.ª ronda
João Sousa, número um português e 34.º colocado do ranking mundial, ficou a conhecer ao início da tarde deste sábado a sua sorte no quadro principal do ATP 500 de Barcelona, em Espanha. O vimaranense de 27 anos defende o estatuto de 14.º cabeça de série, ficou isento da ronda inaugural e defronta na segunda eliminatória um jogador espanhol: Roberto Carballes Baena ou Albert Montanes.
Tanto Carballes Baena como Montanes estão colocados fora do top 100 mundial. Baena figura no 116.º posto da classificação, ao passo que Montanes, ex-top 30 ATP, é atualmente número 102 da tabela e foi contemplado com um convite da organização para disputar a prova. Sousa encontra-se em desvantagem no confronto direto com Carballes Baena, por 1-0, mas nunca mediu forças no circuito principal com Montanes.
Em caso de vitória na segunda ronda, Sousa poderá ter pela frente o também espanhol Rafael Nadal, ex-número um mundial e atualmente colocado no quinto posto da hierarquia. Nadal, que tem bye na estreia, mede forças na segunda eliminatória com o vencedor do encontro entre os compatriotas Marcel Granollers e Daniel Munoz de la Nava.
No torneio de Barcelona, cidade onde treina desde os 15 anos, João Sousa tem como melhor resultado a segunda ronda alcançada nas temporadas de 2012 e de 2015.