João Sousa defronta top 10 mundial na primeira ronda no Dubai
João Sousa, 34.º classificado do ranking mundial, vai iniciar a sua campanha nos Dubai Duty Free Tennis Championships com uma dura tarefa. O vimaranense, de 26 anos, ficou a conhecer este sábado o sorteio do quadro principal da prova ATP 500 e terá de medir forças na ronda inaugural com o checo Tomas Berdych, oitavo classificado da hierarquia, que defende o estatuto de terceiro cabeça de série.
À procura da sua primeira vitória do ano em eventos do circuito principal ATP World Tour, depois de desaires na estreia em Auckland, Montpellier, Roterdão e Marselha, Sousa vai encontrar Berdych, semifinalista em Marselha esta semana, pela segunda ocasião, uma vez que se defrontaram no Masters 1000 de Miami, em 2014, com o checo de 30 anos a levar a melhor em duas partidas, por 6-2 e 6-4.
Em caso de triunfo na ronda inicial, João Sousa, que este ano só no Open da Austrália conseguiu ir além da estreia ao alcançar a terceira eliminatória, terá pela frente o vencedor do confronto entre o argentino Leonardo Mayer, que conhece muito bem, e um jogador oriundo da fase de qualificação.
Na temporada transata, Sousa ultrapassou o primeiro desafio no Dubai e cedeu apenas nos oitavos de final para o escocês Andy Murray, então número três mundial, a quem chegou a “roubar” um set na terceira eliminatória do Open da Austrália deste ano, em Melbourne Park.