João Sousa defronta jovem promissor na primeira ronda em Chengdu
João Sousa, número um português e 34.º do ranking mundial, desloca-se este fim de semana até à China e já conhece o seu primeiro opositor no torneio ATP 250 de Chengdu. Vindo diretamente de São Petersburgo, na Rússia, onde atingiu os quartos de final, o vimaranense de 27 anos vai medir forças na primeira ronda com um jovem promissor do ténis mundial.
A defender o estatuto de sétimo cabeça de série da prova, Sousa tem pela frente o russo Karen Khachanov, de 20 anos e 102.º do Mundo, que chegou a roubar um set a Kei Nishikori, quinto da classificação ATP, antes de ceder para o nipónico, em quatro partidas, na segunda ronda do US Open. Este será o primeiro duelo entre ambos no circuito profissional.
Em caso de vitória inicial, João Sousa encontra o vencedor do confronto entre o francês Adrian Mannarino, 62.º da tabela mundial, e um jogador oriundo da fase de qualificação. O espanhol Feliciano López, quarto favorito à vitória final, é um dos possíveis adversários de Sousa nos quartos de final.
Sousa vai jogar um torneio que se estreia no calendário do circuito ATP e no qual o austríaco Dominic Thiem, convidado pela organização, e o australiano Nick Kyrgios encabeçam o lote de pré-designados. Na variante de pares, João Sousa joga ao lado do sérvio Dusan Lajovic e encara na eliminatória inaugural o austríaco Dominic Thiem e o checo Radek Stepanek.