João Sousa é cabeça de série em Shenzhen e estreia-se contra jogador de boas memórias
João Sousa, número um português e 57.º do ranking mundial, ficou a conhecer ao início da tarde deste sábado o seu primeiro opositor no torneio ATP 250 de Shenzhen, na China, dotado de cerca de 667 mil dólares em prémios monetários e no qual defende o estatuto de sétimo cabeça de série.
Depois de ter oferecido muito bom ténis no evento de São Petersburgo, esquecendo um fim de semana desgastante por Portugal na Taça Davis, o vimaranense de 28 anos vai pisar superfície rápida chinesa a partir desta segunda-feira e encara na primeira ronda o suíço Henri Laaksonen, ex-top 100 ATP e atual 113.º do Mundo.
Os dois jogadores já mediram forças por duas vezes no circuito principal ATP, com o pupilo de Frederico Marques a sair por cima em ambas as ocasiões, nas edições de 2015 e de 2017 da prova ATP 250 de Gstaad, na Suíça.
Em caso de vitória inaugural, João Sousa encontra nos oitavos de final o vencedor do compromisso entre o romeno Marius Copil, 86.º classificado, e o tunisino Malek Jaziri, número 74 da hierarquia. Paolo Lorenzi, quarto pré-designado, poderá estar no caminho do português nos quartos de final.
Na variante de pares, Sousa atua ao lado do espanhol David Marrero e tem pela frente logo na eliminatória inaugural os principais favoritos à vitória, o croata Nikola Mektic e o norte-americano Nicholas Monroe.