João Sousa bate Sam Groth rumo aos 'oitavos' em Nottingham
João Sousa, número um português e 45.º colocado do ranking mundial, superou ao final da tarde desta terça-feira uma batalha de duas horas e quinze minutos para avançar até aos oitavos-de-final do Aegon Open 2015, prova ATP 250 disputada sobre relva natural britânica, em Nottingham. O vimaranense de 26 anos ultrapassou o possante australiano Sam Groth, 68.º do Mundo, por duros 6-7(5), 6-3 e 7-6(3).
Num encontro muito equilibrado, pautado particularmente pela pancada de serviço de ambos os jogadores, Sousa conseguiu forçar com maior regularidade o saque do adversário, que tem como principal arma a sua potente primeira bola. Depois de perder a primeira partida, o tenista português foi superior nas trocas de bola de fundo do court, acabando por ser mais agressivo e consistente.
No capítulo estatístico, Sousa, que salvou todos os três pontos de break que enfrentou, registou 72% de pontos ganhos no primeiro serviço e só cedeu quatro pontos no seu saque durante a terceira partida. Conhecido como um dos melhores servidores do circuito profissional, Groth disparou um total de 24 ases.
Nos oitavos-de-final, João Sousa terá pela frente nada mais, nada menos do que o jogador francês Gilles Simon, número 13 da tabela classificativa e segundo cabeça-de-série, que hoje precisou de 3H10 para derrotar o espanhol Marcel Granollers na segunda eliminatória. O confronto direto entre Sousa e Simon encontra-se empatado a uma vitória para cada lado, com o português a vencer no Masters 1000 de Miami, em 2014, e o gaulês a superiorizar-se este ano, no torneio de Roterdão.
O encontro entre João Sousa e Gilles Simon é o terceiro do court central agendado para esta quarta-feira, com a jornada a iniciar-se às 12 horas. O duelo terá transmissão em direto no Eurosport Internacional.