João Sousa avança aos 'quartos' em Buenos Aires e pode ter Nishikori no seu caminho
João Sousa, número um português e 41.º do ranking mundial, garantiu esta quarta-feira à noite o acesso aos quartos de final do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, no qual nunca havia ultrapassado a primeira ronda em duas participações (2013 e 2014). À semelhança do que aconteceu no seu duelo de estreia, o vimaranense rubricou uma exibição sólida e avançou aos seus segundos quartos de final do ano.
Num encontro equilibrado, Sousa defendeu com sucesso o estatuto de sexto cabeça de série e derrotou o jogador da casa Federico Delbonis, número 45 da hierarquia ATP, pelos parciais de 7-5 e 6-3, ao cabo de 83 minutos, tendo conseguido mostrar-se superior durante grande parte do duelo.
Nos quartos de final, disputados esta sexta-feira, o pupilo de Frederico Marques, que em 2017 já atingiu a final do evento ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia, tem pela frente o vencedor do confronto entre o japonês Kei Nishikori, primeiro pré-designado e número cinco do Mundo, e o argentino Diego Schwartzman, 50.º classificado, que jogam ainda hoje.
Ainda na jornada desta quarta-feira, João Sousa junta-se ao compatriota e amigo Gastão Elias para a primeira ronda da variante de pares frente a uma dupla de peso. O par cem por cento português encara os primeiros cabeças de séries da competição, os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, que figuram muito perto do top 30 do ranking mundial de pares.