João Sousa arrasa Andreas Seppi e avança aos 'quartos'
Mais um encontro, mais um triunfo fulgurante. Era um encontro equilibrado entre João Sousa e Andreas Seppi que se esperava, mas o vimaranense tinha outros planos para a jornada de hoje no Croatia Open Umag. Com uma exibição seguríssima, o número um nacional e 51.º do ranking meteu um travão no teórico favoritismo do número 24 mundial e terceiro cabeça-de-série, pelos parciais de 6-2 e 6-2, para se qualificar para os quartos-de-final da prova croata.
Depois de na jornada de ontem se ter estreado com um triunfo esmagador, o jogador de Guimarães voltou a não acusar o desgaste de um fim-de-semana intenso em terras lusas, e voltou a mostrar-se inspirado na terra batida de Umag, alcançando um dos melhores resultados da carreira no que ao ranking diz respeito.
Um triunfo que coloca o jogador português de 26 anos no top-8 de uma prova ATP pela terceira vez esta temporada (a juntar a Montpellier e Genebra) e que significa o segundo triunfo do ano sobre um jogador do top-30, depois de se ter imposto sobre Philipp Kohlschreiber em Montpellier, em França, em fevereiro.
O encontro
O vimaranense não foi quem melhor entrou no encontro, sofrendo o break no terceiro jogo da primeira partida, mas recusou-se a deixar o italiano de 31 anos descolar no marcador, devolvendo a quebra de imediato. Mais alerta e focado, o pupilo de Frederico Marques desmantelou o serviço do seu adversário no sexto jogo e viria a repetir a ‘graça’ quando Seppi servia para se manter na partida.
Com o jogador transalpino a não mostrar grande disponibilidade física, o melhor jogador nacional aproveitou para continuar a provar que terra batida é com ele. Fez o break no quarto jogo, depois de se ter desconcentrado no início do set, e daí para a frente não houve grande história. Precisou de salvar um ponto de break no quinto jogo, quando liderava por 4-1, mas não mais saiu do comando das incidências, fechando o parcial – e o encontro – mais uma vez no serviço do seu oponente.
A tarefa que o jogador português tem entre mãos na próxima fase não se adivinha fácil, caso as hierarquias pré-definidas se confirmem. Fabio Fognini, quinto cabeças-de-série, mede forças ainda hoje com Damir Dzumhur para se encontrar o adversário de João Sousa nos quartos-de-final.