João Sousa aprova introdução do coaching: «É uma regra que devia existir há muitos anos»
O coaching tem sido um dos assuntos mais debatidos no circuito mundial, ainda para mais, depois de toda a enorme polémica entre Serena Williams e Carlos Ramos na final do US Open. João Sousa abordou este tema e mostrou-se… a favor da introdução desta regra.
O vimaranense foi claro e considera que está na hora de mudar. “Acho que existe uma tradição muito grande no ténis em relação a algumas regras. As pessoas que estão por dentro, já lá estão há muitos anos e, se calhar, têm algumas dificuldades em adaptarem-se a novas regras”.
O número um nacional referiu ainda que muitos dos tenistas já utilizam esta regra, apesar de ser proibida. “Pessoalmente, acho que é uma regra que já devia existir há alguns anos. Mesmo sendo proibido, 95% dos jogadores comunicam com os treinadores, através de sinais e gestos. Acho que faz algum sentido que o treinador possa ajudar o jogador enquanto está em competição, é quando faz mais sentido”, disparou.
Sousa contou também um episódio passado durante o último Grand Slam da temporada. “Este ano no US Open, algumas pessoas do ATP fizeram um questionário a todos os jogadores e acho que muitos deles se mostraram a favor. Acredito que num futuro muito próximo vamos ter os treinadores a comunicar com os jogadores, não no campo porque acho que é um pouco exagerado, mas dentro do respeito e daquilo que é o ténis. Creio que também é bom para os espetadores”.