João Sousa ainda pode entrar em Viena como lucky loser: português está a duas desistências

João Sousa ainda pode entrar em Viena como lucky loser: português está a duas desistências

Por José Morgado - outubro 23, 2022
epa10038520 Joao Sousa of Portugal hits a forehand in the men’s first round match against Richard Gasquet of France at the Wimbledon Championships, in Wimbledon, Britain, 28 June 2022. EPA/TOLGA AKMEN EDITORIAL USE ONLY

João Sousa, número um nacional e 67.º ATP, foi derrotado este domingo na fase de qualificação do ATP 500 de Viena, na Áustria, mas ainda tem chances de eventualmente entrar no quadro principal da prova. O português de 33 anos, que era o oitavo cabeça-de-série do qualifying na capital austríaca, precisa nesta altura de duas desistências para entrar no torneio, sendo que há nesta altura muitos jogadores em dúvida.

Entre as principais estrelas, Matteo Berrettini, Daniil Medvedev e Jannik Sinner estavam todos em dúvida, por razões distintas, mas dos três parece que apenas Berrettini estará inclinado para não participar. O vice-campeão de Wimbledon de 2021 apareceu claramente limitado na final de Nápoles, este domingo, e é expectável que não dispute Viena, apesar de ser patrocinado pela marca austríaca Red Bull e de, por essa razão, dever viajar para a Áustria na mesma. Medvedev, recém-papá, vai viajar para Viena, segundo nos confirmou o seu empresário, ao passo que  Sinner, sem competir desde que se lesionou em Sófia, tem treinado normalmente em Viena desde quinta-feira (com sessões bidiárias de alta intensidade), pelo que se espera que entre em court.

Se houver apenas uma desistência é o alemão Oscar Otte que entra no lugar desse primeiro abandono, sendo que Sousa entrará caso haja um segundo. Até quarta-feira, dia em que está prevista a estreia de Berrettini e a conclusão da primeira ronda, há esperança…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com