João Sousa afastado na primeira ronda em Montpellier
João Sousa, número um português e 33.º colocado do ranking mundial, não resistiu esta terça-feira à primeira ronda do torneio Open Sud de France, em Montpellier, no qual defendia pontos alusivos às meias-finais conquistadas na edição de 2015. O vimaranense de 26 anos, sexto cabeça de série, jogou longe do seu melhor nível e saiu derrotado pelo belga Ruben Bemelmans, 107.º ATP, por 6-4, 3-6 e 6-4.
A defender o estatuto de sexto pré-designado da competição gaulesa, Sousa, que chegou a roubar um set ao número dois mundial Andy Murray na terceira ronda do Open da Austrália, não deu sequência ao bom momento de forma e cedeu na estreia, num duelo com a duração de 1h53 e em que chegou a salvar dois match points a 3-5 do parcial decisivo.
O português, que contou com algumas bandeiras portuguesas nas bancadas, apresentou-se sem a consistência necessária para travar o poder de fogo do opositor, convertendo apenas três de 15 pontos de break de que dispôs ao longo do duelo. No capítulo do serviço, o pupilo de Frederico Marques cometeu seis duplas faltas e venceu apenas 36% dos pontos disputados com a segunda bola.
Na próxima semana, João Sousa viaja para Roterdão, na Holanda, onde vai disputar o ATP 500 local. Em 2015, o jogador luso acabou ultrapassado na ronda inaugural pelo francês Gilles Simon, então 19.º da hierarquia mundial, em três partidas.