João Monteiro vs. Francisco Cabral: Um deles vai ser campeão nacional pela primeira vez
João Monteiro, número 739 do ranking mundial, e Francisco Cabral, 1269.º da hierarquia ATP, vão discutir este sábado o título do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, na Academia de Ténis da Beloura, em Sintra. É certo que o troféu de campeão vai estar em jogo, mas também é garantido o facto de que a prova vai contar… com um novo vencedor.
Nas meias-finais, Monteiro, que regressou aos eventos internacionais este ano após ter frequentado o circuito universitário norte-americano, cedeu apenas dois jogos para ultrapassar Artur Completo, número 2013 da tabela classificativa, por 6-2 e 6-0. Já Cabral, terceiro favorito, precisou de três partidas para se superiorizar ao surpreendente Guilherme Sérgio, triunfando pelos parciais de 6-3, 3-6 e 6-0.
A final disputa-se este sábado às 15 horas. Na temporada de 2015, foi João Domingues quem se sagrou campeão, batendo na final Francisco Cabral, que volta a marcar presença nas grandes decisões. Este ano, Domingues optou por disputar, durante esta semana, o torneio future de Sevilha, em Espanha, dotado de 25 mil dólares em prémios monetários.